Correr ouvindo música, AJUDA ou ATRAPALHA?

Compartilhe este conteúdo:

Este é um assunto que gera bastante debate entre os corredores. Afinal de contas, posso ou não posso correr ouvindo música? Ajuda ou atrapalha?

Se você for um corredor profissional, já adianto que NÃO É PERMITIDO correr ouvindo música, considerando o regulamento da maioria das provas de corrida oficiais do Brasil e do Exterior. Você possivelmente receberia alguma punição ou seria desclassificado. Então, neste caso vai atrapalhar e prejudicar muito o atleta.

Mas, como a grande maioria dos corredores são amadores e não vivem financeiramente da corrida, cabe a cada um decidir o que é melhor para si próprio. Quero aqui deixar a minha visão sobre o tema.

Já ouvi alguns corredores afirmando que “correr ouvindo música prejudica na corrida” e também já escutei de muitos outros, afirmações do tipo “eu corro bem melhor quando ouço música”.

Então, quem está certo? Ambos! Mas entenda que a experiência de uma pessoa (positiva ou negativa) não necessariamente irá refletir em você, considerando os mesmos resultados alcançados. Você tem que testar e tirar suas próprias conclusões!

Para te ajudar, relacionei os pontos positivos e os pontos negativos de correr ouvindo música. Deixe depois o seu comentário! Comenta lá no final!

Correr ouvindo música: Pontos POSITIVOS 👍

  • Pode te ajudar na motivação para correr. Tocar aquela playlist com as suas músicas favoritas pode dar aquela animada e fazer com que a corrida pareça mais fácil e agradável;
  • Correr ouvindo música cria a sensação de que o tempo está passando mais rápido;
  • Ajuda a melhorar o humor, descontrair e deixar o treino de corrida mais leve e animado;
  • Cria uma conexão com seu “eu” e ativa boas memórias;
  • Algumas pesquisas e estudos sugerem que a música pode ajudar a melhorar o desempenho esportivo durante a prática de exercícios físicos e de corrida.

Correr ouvindo música: Pontos NEGATIVOS 👎

  • Pode tirar o foco e a atenção, colocando em risco a segurança do corredor (no trânsito, durante o percurso, na trilha, na montanha, etc.);
  • Pode criar dependência pelo estímulo. Tendo por algum motivo a ausência deste estímulo, a corrida pode ser tornar bem difícil e sem graça;
  • Cria isolamento e não proporciona (ou diminui) a interação social com outros corredores ou colegas de equipe;
  • Dependendo da frequência de uso e do volume, pode prejudicar a audição no longo prazo.

Conclusão

E aí você pode me perguntar? E você Murilão! Costuma correr ouvindo música?

Sim e não! Procuro sempre fazer uma leitura do momento, considerando a minha condição atual, motivação e também o local e percurso do meu treino de corrida. Em corridas de trilha, montanha e trechos técnicos nem pensar! O risco de perder o foco é altíssimo e de acidentes graves inclusive. Em provas também não!

Aprendi nas minhas aventuras e experiências de sobrevivência que existem reforços positivos que podem nos ajudar e muito a vencer momentos difíceis. E na corrida, a música com certeza pode contribuir e nos motivar! Afinal de contas, não é todo dia que estamos dispostos e animados para correr!

O grande problema é quando se cria uma dependência de sempre querer correr ouvindo música. Se um dia o equipamento falhar ou acabar a bateria, sua corrida será sofrível e sem graça (já aconteceu comigo em um treino longo). Tem que dosar!

Sobre o equipamento. Eu quase não levo celular em meus treinos de corrida e me adaptei melhor com um tocador MP3. Bem menor e mais leve! Mas isso é pessoal de cada corredor.

Espero que você tenha gostado!
Peço gentilmente que compartilhe este conteúdo e ajude outro corredor!
Deixe também um comentário abaixo!
Bons treinos e boa corrida!

Deixe um comentário