Quebrar na corrida é INEVITÁVEL! Tem como evitar?

Quebrar na corrida

Compartilhe este conteúdo:

Cedo ou tarde você vai quebrar na corrida (se é que já não quebrou!). Não estou jogando praga, mas é simplesmente inevitável e corredores mais experientes sabem disso. Acontece com todo corredor (a)! Mas saiba que tem como evitar ou pelo menos minimizar este fato.

Primeiramente, quero que você compreenda que existem inúmeros fatores envolvidos quando falamos sobre quebrar na corrida. Inclusive, acho um assunto muito válido, visto que sempre gostamos de enaltecer as vitórias e esquecemos que são nas derrotas que surgem os maiores aprendizados. Basta que estejamos dispostos a enfrentar o ego e o orgulho para aprender e ajustar no próximo treino ou prova.

Alguns destes fatores estão sob o seu controle (fatores internos) e você deve fazer o dever de casa, sendo um corredor (a) disciplinado (a).

Já outros fatores (externos), não estão sob o seu controle e por mais que você queira, não tem o que fazer! E se tentar, irá se desgastar ainda mais, fisicamente e psicologicamente.

Inclusive, escrevendo este artigo eu quebrei no meu treino! Completei os 20k da minha planilha de corrida, mas abaixo do ritmo estipulado. Dia ruim, corpo cansado e muito vento. Vida que segue…

Vou te explicar melhor e dar alguns exemplos. Fique aqui comigo

O que é e o que significa quebrar na corrida?

Quando falamos em quebrar na corrida, estamos nos referindo a qualquer fato ocorrido, capaz de prejudicar o desempenho de um corredor em um treino ou prova. Como consequência, pode afetar o estado físico e o mental, impedindo que o corredor mantenha o ritmo ou até mesmo ocasionar a sua desistência (DNF – “Did not finish” ou na tradução “Não terminou”).

Embora possa parecer inevitável, há várias estratégias que os corredores podem adotar para minimizar as chances disso acontecer.

Quebrar na corrida: Fatores INTERNOS

Neste tópico vou relacionar tudo aquilo que está sob o seu controle na maioria das situações. O seu foco dever ser aqui e o seu nível de disciplina e comprometimento consigo mesmo vão minimizar o fantasma de quebrar na corrida ou no treino!

Treinamento

Siga o planejamento estipulado pelo seu professor de corrida. Não pule etapas e evolua como corredor de forma progressiva. Não esqueça do aquecimento e do alongamento. Dê atenção aos treinos de fortalecimento e mobilidade. Lembrando que cada atleta tem seus objetivos. Foque no seu objetivo e não nos objetivos dos outros!

Treinamento específico de prova

Vai participar de um corrida de montanha? Então, treine em montanhas, morros, subidas e descidas. A região da sua prova é quente? Treine nos horários mais quentes da sua cidade. Você vai ter que usar um colete de hidratação? Treine com o colete que irá utilizar na prova. Entendeu?

Tente replicar em seus treinos o cenário mais próximo da sua prova alvo. É impressionante o número de corredores que vejo participando de provas sem nunca ter vivenciado ou simulado o ambiente nos treinos. Tá pedindo para quebrar na corrida! 

Descanso

Descansar também é treinar! Descanse para que o seu corpo possa se recuperar. Dê atenção a qualidade do seu sono e nada de balada e bebedeira em véspera de prova. 

Acessórios de corrida adequados

Você não precisa gastar rios de dinheiro, mas deve escolher bons equipamentos e acessórios de corrida. Um item não testado ou uma escolha errada, podem afetar o seu desempenho e fazer você quebrar na corrida.

Tem um artigo bem completo que escrevi e que recomendo a leitura. Está em formato de lista, explicando cada item. Acessórios de corrida: Lista completa do iniciante ao avançado (clique aqui).

Alimentação

Alimentos ricos em carboidratos e proteínas devem fazer parte da sua dieta para fornecer energia e promover a recuperação muscular. Além disso, manter uma ingestão adequada de vitaminas e sais minerais contribui para o bom funcionamento do corpo durante o exercício.

Procure seguir uma alimentação saudável e evite se empanturrar e ingerir comidas gordurosas em véspera de prova . Eu adotei a regra do 80/20. Sigo 80% fiel a minha dieta e deixo 20% para situações específicas e para aqueles momentos onde a lombriga bate 🤣. 

Recomento inclusive que você tenha um acompanhamento de Nutricionista. No meu caso, ajudou muito e melhorou consideravelmente o meu desempenho nas corridas.

Hidratação

A hidratação recomendada por nutricionistas é consumir 500 ml de água a cada 40 a 60 minutos de corrida, mas isso pode variar de corredor para corredor e também do clima no dia. Bebidas e suplementos com eletrólitos potencializam o processo de hidratação do corpo, sendo muito recomendados para consumo antes, durante e depois da corrida.

A desidratação pode causar cãibras musculares e esgotamento, dois fatores que contribuem para quebrar na corrida.

Suplementação

Muitos praticantes de corrida subestimam o poder dos suplementos para corredores. Saiba que o uso dos suplementos de forma adequada, pode melhorar significativamente a saúde e o desempenho do corredor.

Vou deixar o link de um e-book Gratuito, escrito por Nutricionista Esportivo e que aborda com precisão o tema. Vale muito a pena a leitura!

Autoconhecimento

Conhecer o seu corpo e sua mente cria na minha visão uma espécie de vantagem competitiva. Você saberá lidar melhor e suas decisões serão mais assertivas no caso de alguma situação que apareça durante uma corrida.

Reconhecer o seu estado atual como corredor também evita quebrar na corrida, visto que você sabe o seu pace/ritmo e não vai sair forte demais para quebrar logo ali na frente.

Autoconhecimento é um processo contínuo de aprendizado. O corpo fala! Esteja atento para escutá-lo!

Quebrar na corrida: Fatores EXTERNOS

Neste tópico vou relacionar tudo aquilo que NÃO está sob o seu controle. A filosofia estóica, aborda de forma brilhante essa questão:

“Saiba separar aquilo que está sob o seu controle do que não está. Concentre-se no que você controla e aceite o restante”.

Você não controla o tempo, o clima, o seu adversário, etc. Gastar energia à toa naquilo que você não tem poder de mudar só vai criar desgastes físicos e mentais e aumentar a chance de você quebrar na corrida. Relaciono a seguir alguns exemplos:

Condições climáticas

Você treinou duro e chegou o grande dia! A tão sonhada prova. Começou a correr e no meio da prova veio um temporal. Possivelmente você vai quebrar na corrida em termos de ritmo. Então, você tem 2 opções, seguir e dar o seu melhor ou ficar se lamentando e reclamando.

Indisposição inesperada ou doença

Se acontecer com você, não se culpe! Não era pra ser! Foque no cuidado da sua saúde e avalie se vale a pena ou não correr ou continuar. Outras oportunidades vão surgir e você deve estar preparado e recuperado. Já aconteceu comigo e nestas horas é preciso ser racional para tomar a melhor decisão e preservar a sua integridade. 

Um dia ruim

Todos nós temos as nossas vidas fora do ambiente das corridas. Problemas pessoais ou profissionais podem afetar o nosso desempenho. Simplesmente podemos fazer tudo corretamente em se tratando das coisas que estão sob nosso controle como já mencionado e justamente no dia da prova não acordar bem ou não estar legal em termos físicos e psicológicos. Avalie e tome a decisão que tiver que tomar! Sem culpa! Vai passar!

Acidentes ou lesões

Já passei por isso e a frustação é grande! O sentimento de culpa muitas vezes te consome. É momento de ter paciência consigo mesmo, aceitar o fato e trabalhar para se recuperar!

Em 2022 tive que desistir na metade da prova EXTREMO SUL ULTRAMARATHON devido a uma lesão no quadril. Em 2023 retornei e me consagrei Campeão! Compartilho isso como forma de te motivar! Cuide-se e tenha paciência! O resultado vem!

Alterações de última hora no percurso

Isso pode ocorrer, principalmente em provas de corrida realizadas em ambientes extremos e em contato direto com a natureza. Mas também, já ocorreu em provas de rua devido a questões governamentais do munícipio. Não tem como prever e uma eventual alteração pode afetar o seu desempenho na corrida.

Se isso ocorrer, vida que segue! Dê o seu melhor!

Conclusão

Para não quebrar na corrida foque naquilo que você tem controle. Seja disciplinado e comprometido com o seu objetivo como corredor.

E se você quebrar, tudo bem! Se até o Eliud Kipchoge quebra (recentemente nas Olimpíadas de Paris 2024), quem somos nós se comparado a esta lenda mundial das corridas. O mais legal foi a reação dele interagindo e tirando fotos com a galera. 

A vida não é perfeita e é assim também na corrida! Esteja sempre disposto a aprender com as derrotas, pois muitas vezes são jóias disfarçadas.

Fique bem!
Peço gentilmente que compartilhe este conteúdo e ajude outro corredor!
Deixe também um comentário abaixo!
Bons treinos e boa corrida!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário