Creatina ajuda na corrida? A resposta vai te SURPREENDER…

creatina ajuda na corrida

Compartilhe este conteúdo:

A creatina é um suplemento muito utilizado por atletas de diferentes modalidades esportivas de todo o mundo, mas será que a creatina ajuda na corrida?

Sim! A creatina ajuda na corrida, proporcionando inúmeros benefícios:

Aumento da ENERGIA

A creatina ajuda a aumentar os estoques de fosfocreatina nos músculos, o que pode melhorar a produção de ATP, a principal fonte de energia para esforços intensos de curta duração. O uso regular, pode melhorar o rendimento durante a prática da corrida.

Aumento da MASSA MUSCULAR MAGRA

O uso regular de creatina pode ajudar a aumentar a massa muscular magra, o que, por sua vez, pode melhorar a capacidade de geração de força, importante em subidas ou sprints durante a prática da corrida.

RECUPERAÇÃO Rápida

A creatina pode ajudar a reduzir o tempo de recuperação entre sessões de treino, permitindo que você treine com mais frequência ou intensidade.

PREVENÇÃO de doenças crônicas

A suplementação de creatina, em conjunto com a realização de atividades físicas regulares e dieta equilibrada, contribui para a prevenção de doenças crônicas como:

  • Sarcopenia (perda de massa magra), especialmente em corredores, acima dos 40 anos;
  • Doenças cardiovasculares, pois reduz os níveis de homocisteína, ajudando na prevenção das doenças do coração;
  • Memória e função cognitiva, contribuindo positivamente para melhora da atividade cerebral.

Quando e Como tomar a CREATINA?

 A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o consumo de até 3 gramas por dia. Para obter resultados satisfatórios, o consumo deve ser regular e recorrente.

No entanto, você pode ter uma necessidade específica e por isso é muito importante um acompanhamento nutricional especializado. 

Podem ocorrer efeitos colaterais como náuseas, diarreia, cãibras e desidratação, mas isso varia de corredor para corredor. Se consumida de forma exagerada a creatina pode sobrecarregar os rins e o fígado. A creatina não tem calorias e por isso não engorda.

Considerações finais de um Nutricionista Esportivo

Considerando minha experiência como nutricionista esportivo, posso afirmar que a creatina ajuda na corrida, mas cada corredor pode ter necessidades específicas e neste sentido é de extrema importância que você busque um acompanhamento nutricional especializado.

Desta forma, você poderá aproveitar todo potencial da creatina de forma segura e equilibrada, respeitando as suas características e necessidades individuais. Bons suplementos podem melhorar o seu desempenho como corredor.

Bons treinos e boa corrida!

Deixe um comentário